Rechercher
 

Vous êtes ici : Accueil >  Você quer trabalhar no Quebec?

Você gostaria de exercer a profissão de terapeuta ocupacional no Quebec?

 

Regulamentação profissional

A Ordre des ergothérapeutes du Québec (OEQ) é o organismo que tem a responsabilidade legal de assegurar a proteção do público. A OEQ controla o exercício da profissão e a competência dos terapeutas ocupacionais.

A lei estipula que todo indivíduo que deseje obter o título de terapeuta ocupacional e exercer as atividades profissionais e os atos privativos reservados aos terapeutas ocupacionais deve:

  • ser titular de uma licença outorgada pela OEQ, e
  • estar inscrito como membro da OEQ.

A inscrição na lista de membros é efetuada por meio do pagamento de uma anuidade.

 

Como obter uma licença para exercer a profissão no Quebec

Se você deseja obter uma licença da OEQ, mas não obteve seu diploma de terapia ocupacional no Quebec, você deve:

  • ser titular de um diploma de terapia ocupacional ou de uma formação considerados equivalente pela OEQ. Você pode consultar o regulamento disponivel, mais somente em francês ou em inglês;
  • demonstrar seu conhecimento de uso da língua francesa;
  • pagar as taxas (estabelecidas pela OEQ).

Comparar suas competências em terapia ocupacional às exigências da profissão no Quebec

Você deve anexar o documento “Bilan de l’expérience en ergothérapie” (410 Ko - documento somente em francês) (Balanço da Experiência em Terapia Ocupacional) à sua solicitação de exame de equivalência. Este questionário fornecido pela OEQ nos permite fazer um balanço de sua experiência em terapia ocupacional e comparar suas competências às exigências do exercício da profissão no Quebec.

Estas exigências estão explicadas no documento “Référentiel de compétences lié à l’exercice de la profession d’ergothérapeute au Québec” (1,3 Mo - Modelo Referencial das Competências Relativas ao Exercício da Profissão de Terapeuta Ocupacional no Quebec).

Etapas a seguir

O exame de sua solicitação de equivalência à Ordem é feito em várias etapas.

Consulte a descrição das etapas a seguir no exame de equivalência e a descrição das taxas cobradas.

Consulte a lista de documentos que você deve enviar à Ordem.

Formulário de Solicitação de Exame de Equivalência dos Diplomas e da Formação Profissional (137 Ko - documento somente em francês)
Formulário histórico da regulamentação (versão em francês - 278 Ko) (versão em inglês - 278 Ko)

 

Formação complementar

Quando a decisão do Comitê de Admissão apontar para uma formação exigida para o reconhecimento de uma equivalência de formação, ela poderá incluir:


  1. Um curso de formação complementar
    O curso de formação complementar é oferecido na Université de Montréal com o nome de Programme de qualification en ergothérapie (folheto versão em francês - 250 Ko) (folheto versão em inglês - 250 Ko). Ele é composto por aulas e estágios de formação clínica supervisionada assim como por atividades preparatórias.
    Para obter informações adicionais: https://admission.umontreal.ca/programmes/programme-de-qualification-en-ergotherapie/

    ou
  2. Um estágio de formação clínica supervisionada e aulas referentes ao contexto da prática no Quebec
    Aplica-se no caso em que o diploma ou a formação é considerada equivalente porém o candidato não consegue provar seus conhecimentos e compreensão do funcionamento do sistema de saúde e do sistema profissional no Quebec (inclusive leis, regulamentos e normas aplicáveis).

Se tiver alguma dúvida: entre em contato conosco

Documentos redigidos em outro idioma

Os documentos redigidos num idioma diferente do francês ou do inglês devem ser acompanhados de sua tradução ao francês ou ao inglês.

A tradução deve ser certificada conforme o original por um membro da Ordre des traducteurs, terminologues et interprètes agréés du Québec (OTTIAQ) ou por um representante consular ou diplomático autorizado.

Conhencimento de uso da língua francesa

A língua oficial em Québec é o francês, a legislação vigente assim o determina.

A Carta da Língua Francesa, também conhecida como Lei 101, define os direitos linguísticos dos cidadãos do Québec et dita que é necessário ter conhecimento suficiente do francês, com fluência na língua oral e escrita para obter a permissão de exercer uma profissão nesta província.

Obtenção de uma licença temporária

Por sua vez, a OEQ pode emitir uma licença temporária de um ano a quem, mesmo não atendendo totalmente as exigências relativas ao conhecimento do francês, seja julgado apto a exercer a profissão.

A licença temporária, outorgada pela OEQ, poderá ser renovada até 3 vezes. Para obter a autorização permanente da prática profissional o(a) interessado(a) terá que ser aprovado no exame a esse fim do Office Québécois de la langue française (OQLF).

Processo de imigração

Você não precisa ser residente permanente ou cidadão canadense para obter uma licença de terapeuta ocupacional. Porém, talvez você precise de uma licença de trabalho ou de uma licença de estudo, caso tenha que fazer um estágio ou os cursos exigidos para a obtenção da licença da OEQ.

Para obter mais informações sobre o processo de imigração no Quebec, consulte o site do ministère de l’Immigration, de la Diversité et de l’Inclusion -  www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/

Você deseja exercer a profissão de terapeuta ocupacional em outra região do Canadá? Consulte o site da Association canadienne des organismes de réglementation en ergothérapie (ACORE) - www.acotro-acore.org

Mecanismo de revisão

Você poderá solicitar à OEQ a revisão da decisão apresentando seu pedido por escrito ao secretário da OEQ após 30 dias a partir do recebimento da decisão do Comité de Admissão.

Ouvidoria

Le commissaire aux plaintes en matière de reconnaissance des compétences professionnelles é uma entidade  governamental independente, vinculada ao Office des professions du Québec. O ouvidor é encarregado por lei de receber e examinar toda e qualquer queixa de uma pessoa contra uma ordem profissional que diz respeito ao funcionamento de mecanismos de reconhecimento tal como a equivalência de diploma ou de formação.

Para obter informações adicionais: www.opq.gouv.qc.ca/commissaire.

Accueil

La profession > Obtenir un permis


Mot de passe oublié?

Facile à imprimer Envoyer à un ami Agrandir la police Réduire la police